sexta-feira, 4 de maio de 2007

PRO Parkour, livre de competições

Como muitos ja sabém, competições estão sendo formuladas.
Esta campanha esta sendo feita para mostrar porque somos contra competições. Não contra competições no geral, mas contra competições dentro do Parkour, ou Parkour em competições.
Segue abaixo um texto informativo muito importante elaborado com motivos discutidos no site Parkour.NET, mantido por franceses e apoiado pelo proprio David Belle e sua associação.

Esta comunidade apoia o Parkour, não COMPETIÇÕES - Corra sem rivais

Os membros desta comunidade unem-se firmemente contra a idéia de competições organizadas de Parkour, nossos motivos:
.
1.Nós não acreditamos em elites.
Nós não acreditamos em nenhuma forma de seleção entre praticantes.
Nós não acreditamos na necessidade de nenhuma forma de hierarquia de performance entre praticantes.
Nós acreditamos que "o melhor" não significa nada no parkour, porque ganhar ou perder não significa nada na filosofia do Parkour.
Nós não aceitamos tal direção como parte da filosofia do Parkour. Ao contrario, nós acreditamos na direção de que o treino deve sempre e apenas vir de dentro.
Nós nos esforçamos para sermos fortes para nós mesmos e ajudar outros, não contra pessoas, mas com e para outros.
Sendo assim, nós rejeitamos e desencorajamos qualquer forma de rivalidade entre praticantes. Ao contrario, nós valorizamos respeito mutuo e solidariedade em progredir invididual e coletivamente.

2.Nós acreditamos que é contra a filosofia do parkour competir para conseguir alguma coisa de valor tal como medalhas, troféus, dinheiro, fama, reconhecimento ou glória. O mesmo vale para quem quer se aparecer. Ao contrário, nossos atos não devem ter preço e devem beneficiar as pessoas de fora.
Nós também procuramos por beneficios que possam ser compartilhados.
Nós somos aqueles que dão algo, não aqueles que recebem.

3.Competições encorajam o sacrificio de sua saúde para conquistas mais rápidas e alcançar um ranking que não tem valor verdadeiro. Forçando competidores de elite a constante e repetidamente colocar em perigo seu mais precioso bem, a saúde, pela obsessão e obrigação da vitória e outras consequencias disso: dinheiro, rank ou status, orgulho, além de contratos profissionais, patrocínio e acordos comerciais remunerados. Isso leva a competitividade dos praticantes e ao desequilíbrio dos treinos, focando apenas as habilidades especificas necessarias para ganhar, levando a lesões crônicas. Tudo isso pode levar ao doping.
Nós acreditamos que as consequencias fisicas de competir em alto nivel vai contra a filosofia do parkour, que enfatiza a moderação e a necessidade da resistencia. O parkour é humilde, paciente, uma disciplina de longevidade.
Moderação é um valor verdadeiramente importante para o parkour e indispensável quando se trata de se auto-preservar criar resistência.
Assim, nós rejeitamos qualquer coisa que vá contra moderação e que agrida o corpo.

4.Parkour não pertence a corporações, patrocinadores, midia e pessoas sentadas em casa para assistir.
Nós não aceitamos atividades ou planos que abusivamente são chamados de Parkour, que fazem mal uso do nome e destrói sua imagem para chamar atenção da mídia, ignorando a resistencia da maioria da comunidade para tais intenções. Ao contrario, nós afirmamos que parkour não é uma disciplina competitiva e que pertence a todos os praticantes, às comunidades locais, grupos e amigos, e o ser humano como um todo.
Acreditamos que devemos nos unir contra a ambição que não reflete a original filosofia do parkour e que a desrespeita.

Competições não são invevitáveis, são apenas outro obstáculo. Apoie o parkour original, mantenha sua disciplina livre!

Parque Sampaio (Zona Leste)

Endereço: Rua Apucarana. (Atrás do metrô Carrão)
Comunidade do Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28607098

O Sampaio é pouco utilizado. Isso permite que a prática do Parkour seja realizada sem prejudicar os frequentadores do parque.

Como o parque é relativamente pequeno, os obstáculos se concentram nos blocos e labirintos coloridos de concreto...






Estes são perfeitos para vaults, precisões e cat balance. O parque é ideal para iniciantes, pois oferece obstáculos fáceis e de pouca altura (evita big jumps).

Mas TOME CUIDADO com degraus no chão e objetos cortantes escondidos na grama, que está sempre alta. Ah! Não é aconselhável treinar à noite devido a ausência de iluminação! Rs