sexta-feira, 4 de maio de 2007

PRO Parkour, livre de competições

Como muitos ja sabém, competições estão sendo formuladas.
Esta campanha esta sendo feita para mostrar porque somos contra competições. Não contra competições no geral, mas contra competições dentro do Parkour, ou Parkour em competições.
Segue abaixo um texto informativo muito importante elaborado com motivos discutidos no site Parkour.NET, mantido por franceses e apoiado pelo proprio David Belle e sua associação.

Esta comunidade apoia o Parkour, não COMPETIÇÕES - Corra sem rivais

Os membros desta comunidade unem-se firmemente contra a idéia de competições organizadas de Parkour, nossos motivos:
.
1.Nós não acreditamos em elites.
Nós não acreditamos em nenhuma forma de seleção entre praticantes.
Nós não acreditamos na necessidade de nenhuma forma de hierarquia de performance entre praticantes.
Nós acreditamos que "o melhor" não significa nada no parkour, porque ganhar ou perder não significa nada na filosofia do Parkour.
Nós não aceitamos tal direção como parte da filosofia do Parkour. Ao contrario, nós acreditamos na direção de que o treino deve sempre e apenas vir de dentro.
Nós nos esforçamos para sermos fortes para nós mesmos e ajudar outros, não contra pessoas, mas com e para outros.
Sendo assim, nós rejeitamos e desencorajamos qualquer forma de rivalidade entre praticantes. Ao contrario, nós valorizamos respeito mutuo e solidariedade em progredir invididual e coletivamente.

2.Nós acreditamos que é contra a filosofia do parkour competir para conseguir alguma coisa de valor tal como medalhas, troféus, dinheiro, fama, reconhecimento ou glória. O mesmo vale para quem quer se aparecer. Ao contrário, nossos atos não devem ter preço e devem beneficiar as pessoas de fora.
Nós também procuramos por beneficios que possam ser compartilhados.
Nós somos aqueles que dão algo, não aqueles que recebem.

3.Competições encorajam o sacrificio de sua saúde para conquistas mais rápidas e alcançar um ranking que não tem valor verdadeiro. Forçando competidores de elite a constante e repetidamente colocar em perigo seu mais precioso bem, a saúde, pela obsessão e obrigação da vitória e outras consequencias disso: dinheiro, rank ou status, orgulho, além de contratos profissionais, patrocínio e acordos comerciais remunerados. Isso leva a competitividade dos praticantes e ao desequilíbrio dos treinos, focando apenas as habilidades especificas necessarias para ganhar, levando a lesões crônicas. Tudo isso pode levar ao doping.
Nós acreditamos que as consequencias fisicas de competir em alto nivel vai contra a filosofia do parkour, que enfatiza a moderação e a necessidade da resistencia. O parkour é humilde, paciente, uma disciplina de longevidade.
Moderação é um valor verdadeiramente importante para o parkour e indispensável quando se trata de se auto-preservar criar resistência.
Assim, nós rejeitamos qualquer coisa que vá contra moderação e que agrida o corpo.

4.Parkour não pertence a corporações, patrocinadores, midia e pessoas sentadas em casa para assistir.
Nós não aceitamos atividades ou planos que abusivamente são chamados de Parkour, que fazem mal uso do nome e destrói sua imagem para chamar atenção da mídia, ignorando a resistencia da maioria da comunidade para tais intenções. Ao contrario, nós afirmamos que parkour não é uma disciplina competitiva e que pertence a todos os praticantes, às comunidades locais, grupos e amigos, e o ser humano como um todo.
Acreditamos que devemos nos unir contra a ambição que não reflete a original filosofia do parkour e que a desrespeita.

Competições não são invevitáveis, são apenas outro obstáculo. Apoie o parkour original, mantenha sua disciplina livre!

25 comentários:

Uwadahell disse...

esse manifesto precisa ser lido e relido por todos, a toda hora,
para nunca esquecermos os princípios do parkour !

Unknown disse...

Hoje em dia, a maioria dos praticantes de parkour curtem mais "ser o melhor e o mais conhecido" entre os praticantes. Tanto no orkut como nos encontros e treinos.

Anônimo disse...

Salve familia.

Queria saber como fazer para participar dos treinos de parkour.
Onde fazem, qual horário, quais dias...

Queria participar tbm.
meu contato: thisurfer@hotmail.com

abraços.
Thiago Guerreiro - SP

Unknown disse...

ai...
gostei muito do que eu li meu... pratico le parkour des de maio desse ano... mas nunca tive a orientação de ninguem por um lado acho que eu saio perdendo nessa historia mas por outro naum pois td que eu aprendi aprendi sozinho e é aquilo da direção que vem de dentro de vc que eu gstei muito....
gostaria de conhecer alguem que pratique a mais tempo pra aperfeiçoar o treino , mas não pra ser o melhor e sim chegar onde eu quero e estar bem comigo mesmo.....
abraços!!!!!!!!!!!!!!
quem tiver interesse ai em trocar uma ideia sobre o assunto...
dengueobom@hotmail.com

Gama disse...

Ae tou de pleno acordo
comecei agora o parkour, e é bom sabermos e nunca esquecermos desta filosofia q apenas causa bem aos praticantes ea comunidade.

Muito bom esse blog!

Anônimo disse...

Sou novato no parkour e gostaria de começar.
Queria a ajuda de vcs. Que locais, horario, dias que vcs treinam. Queria formar um grupo.

yamabushi_cast@hotmail.com

Abraços e apoio a iniciativa do PRO Parkour

Felipe

Unknown disse...

ola meu nome é david sou um pricinpiante eu gostaria de saber como eu faso para melhorar a e quando voceis estaran aqui em barueri em?

um abraço

david

Unknown disse...

Gostei muito do texto. Já havia lido numa comunidade e, quem ao menos tem uma noção da filosofia do Parkour sabe que as competições são totalmente contra a essa filosofia.
Eu mesma, que vou começar agora no Parkour, já sei disso. Me informei muito esses dias, li bastante e sei que as competições são um modo apenas de se aparecer, de querer ser superior a outra pessoa e não é isso que o Parkour preza.
Apenas repetindo, este texto é ótimo, principalmente para aqueles que acham que deviam haver competições. Ah, e o blog é muito bom também. =)
Beijos,
Natália - SP

Anônimo disse...

Competições não são invevitáveis, são apenas outro obstáculo.

Ótimo. A gente pula ele então!

Falando sério. É uma pena, mas com a divulgação e o aumento da quantidade de pessoas praticando o Parkour, é quase natural que apareçam pessoas se preocupando mais em lucrar e/ou aparecer do que praticar a verdadeira essência do Parkour.

Felizmente a solução é simples: Informação. Se a quantidade de pessoas praticando aumenta, a quantidade de informação pode e deve aumentar num ritmo parecido. E isso é uma coisa que todos podem fazer.

Trocar idéias, conversar com aqueles que estão começando. Divulgar as motivações por trás dos treinos.

Além disso divulgar é concerteza muito mais útil e produtivo do que criticar.

Anônimo disse...

Opa e aew galera to afinzão de fazer Parkour....se tiver como dar uns toques meu contato:
Oliver_herbs@hotmail.com

Flw...e vlw desde já....

Anônimo disse...

pessoal tudo bem meu nome é marcelo tenho 15 anos eu moro no bairro peri-peri depois q eu vi o filme B13 eu tive muita vontade de faser le parkour eu acho um sport muito interesante e bem legal eu queria saber aonde faser porq alguns sits q eu vi tinha q pagar i eu não tenho condição para isso eu tava querendo saber se tem algum lugar q eu posso praticar livremente sem pagar nada.
brigado pela atenção de vcs aguardo respostas...

Anônimo disse...

Oi gente...
Estou procurando gente que faz super bem parkour em Sao Paulo. Es para um programa de tv periodistico. Por favor si algem quer me escrevi a
cabraham@cuatrocabezas.com e ai eu conto mais sobre este projeto

Sérgio Kucera disse...

Pessoal, este blog é muito bom, ele tem que ser continuado. Pena que parece que não há como contatar os donos dele!!

SAS DICAS disse...

cara adorei a ideologia de vcs e vem a algum tempo acompanhado a evoluçao desse novo esporte talves nao so pra mim mas pra tods parkour e uma coisa diferente e inovadora dentro do esporte que visa muito equilibrio força garra força di vontade e cooperaçao com o companheiro de equipe por que quand um fas um salto ou um moviment novo tods da equipe vibra ou sejha nao a competiçao dentro da galera eu nao pratico por varios mutivos eu trabalho em dois e estudo mas tenho muita vontade de aprender ? quero saber onde vcs si encontram abraços galera admiro vcs muito força garra que vcs superam tudu e todos ....?

SAS DICAS disse...

quero conhecer algum praticante qeuro aprender si alguem si enteressa anota ai meu email e meu orkut mim adicione oks alleudo@hotmail.com esse ai e msn e orkut ?

Anônimo disse...

POw eu kero fikar por dentro dos encontros e tals,, todo evento que tiver , por ai ...

Meu Nome é Deryk.. Mais conhecido como GalegO. aqui em Macaé Estado do Rio de Janeiro,,..
temos um clã aki na Cidade que formnado por mim e tal .. mais en fim .. ficar por dentro dos eventos Brevemente.,, nos Encontraremos...
add ai msn :deryk_parkour@hotmail.com

vlw ai ate mais vlw...

Katia K. disse...

Olá!
Sou estudante de jornalismo e preciso fazer um ensaio fotográfico sobre praticantes de parkour. Quando e onde vocês costumam se encontrar?
Agradeço se puderem me ajudar! Abraços,
Katia (katiakreutz@gmail.com)

Unknown disse...

OI Erick,
Meu nome é Felipe Iacocca , possuo uma agência de publicidade, estamos precisando urgente de alguem que faça Parkour para uma produção. Você pode entrar em contato comigo pelo 11 9952-5172. Agradeço desde já. Meu e-mail é felipe@unistudio.com.br

Anônimo disse...

Olá, gostaria de informar aos praticante que o modelos de calçado KALENJI (59,90), muito usano no PARKOUR já esta disponivel na loja da Decathlon Aricanduva ...

Fernanda disse...

Oi Galera quero parabenizar vcs pela pratica, pelo exemplo etc.
Gostei do texto. Já conhecia o Diego, já treinei com ele, me ajudou sempre que precisei, pois treino a pouco tempo, tenho super admiração por ele. E ontem tive o prazer de conhecer outros membros deste grupo. E realmente como diz o tema aqui Parkour sem competição, e como citaram "Nós nos esforçamos para sermos fortes para nós mesmos e ajudar outros, não contra pessoas, mas com e para outros" e ontem deram um pqno exemplo disso, estando lá junto com a gente Parkour Brazil, interagindo, dividindo suas experiências. Mto legal galera.Parabéns.Unidos pelo Parkour (Nossa pareceu nome de escola de samba rs).Bjos. Fe

Anônimo disse...

Olá Erick Fugii,

Meu nome é Augusto, eu e alguns amigos estamos montando um site de camisetas, e na nossa proposta e conceito ainda em desenvolvimento há grande afinidade com o Le Parkour, envie-me um contato seu de e-mail para que eu possa detalhar melhor.

Obrigado.

Segue meu contato: alguzto@hotmail.com

Rebeca Hensel disse...

Olá Le parkour Boys!
muito bom o texto.. le parkou cresceu mais ainda no meu conceito depois dessa!
Gostaria de entrar em contato com vocês.. como faço?!

se puderem, meu email: rebshensel@gmail.com

Beijo
Rebeca hensel

Felipe Alfieri disse...

Boa Tarde,

Sou da produção do programa PC na TV, aqui da MTV!

Quero fazer uma matéria sobre o Parkour e gostaria de saber se vocês estão interessados em participar!

Se tiverem interesse, favor entrar em contato pelo e-mail felipe.alfieri@mtvbrasil.com.br

Muito Obrigado!

vini disse...

iae galera meu nome e Vinícius e eu já treinei parkour aqui na onde eu moro mais eu tive que me mudar e parei de fazer e agora quando voltei praca ninguem mais faz parkour e tava querendo saber se eu poderia esta treinando com vocês firmeza
qualquer coisa me adc no msn
vi.ni.cius10@hotmail.com
brigadao pela atençao

Unknown disse...

Eu tenho uma duvida... pagar para aprender parkour é errado?